Cheira Mal Ai? Aqui tambem! Visita-nos

cheiramalaqui.blogspot.com

TV digital arrancou hoje

Categories:



As emissões da Televisão Digital Terrestre começaram hoje, e já cobrem 40 % da população.

A Televisão Digital Terrestre (TDT) arrancou oficialmente em Portugal. A partir de hoje, começam os preparativos para o switch-off (desligamento) definitivo das emissões analógicas, o que deverá ocorrer antes da data imposta pela União Europeia.

A Portugal Telecom anunciou que conseguiu superar os objectivos iniciais de cobertura. Assim, em vez das oito a 12 localidades previstas para o começo das emissões digitais, há 29 concelhos, incluindo ilhas, que estão a partir de hoje abrangidos pela TDT, o que corresponde a 40 % da população portuguesa.

Até ao final do ano, a PT conta abranger 80 % da população com as emissões de Televisão Digital Terrestre, sendo que em 2010 todos os portugueses terão acesso às emissões digitais. A PT acredita estar em condições para adiantar em 16 meses o prazo imposto pela União Europeia para o switch-off das emissões analógicas, o que deverá acontecer em 2011.

Entre as vantagens das emissões digitais conta-se a maior qualidade de imagem e de som, ou a possibilidade de emitir em alta definição.

Outra das vantagens prende-se com o uso mais eficiente do espectro radioeléctrico. A União Europeia está, neste momento, a discutir qual o uso que se deve dar ao valioso espectro que será libertado com o desligamento das emissões analógicas, sendo provável que este venha a ser utilizado para serviços de dados móveis e, eventualmente, para as redes de telecomunicações de quarta geração (4G).

Recorde-se que a TDT é um meio de transmissão televisiva que vem substituir as actuais emissões aéreas analógicas. Deste modo, apenas os telespectadores que usam uma antena como meio de sintonizar as emissões televisivas terão de tomar medidas para continuar a ver TV depois do switch-off.

Se for este o seu caso, e o seu televisor não tiver um sintonizador digital compatível com a norma portuguesa de TDT, terá de adquirir uma caixa conversora para poder continuar a assistir às emissões de TV depois do switch-off.

Para mais informações, pode consultar o Fórum da Televisão Digital Terrestre, que disponibiliza esclarecimentos a várias dúvidas. O site inclui, também, informações sobre as zonas já abrangidas pelas emissões digitais.


Related Posts

Sem resposta a "TV digital arrancou hoje"

Enviar um comentário