Cheira Mal Ai? Aqui tambem! Visita-nos

cheiramalaqui.blogspot.com

Governo avança com fibra óptica para 136 concelhos rurais

Categories:


Foi lançado ontem o concurso para a criação de redes de fibra óptica no Centro do País. É o primeiro de cinco concursos que o Governo vai lançar para levar fibra a 136 concelhos.
Um comunicado do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) informa que o Governo vai recorrer a fundos da União Europeia para criar condições que facilitem a implementação de redes de fibra óptica em regiões que, devido às distâncias e reduzida densidade populacional, não figuram na lista de prioridades dos investimentos dos grandes operadores. O plano do Governo contempla a constituição de redes de fibra óptica nas regiões Centro, Alentejo, Algarve, Norte, Madeira e Açores.

A rede do Centro vai abranger 43 municípios; a do Alentejo e a do Algarve 31 e 5, respectivamente; a da Madeira deverá funcionar num único, enquanto a da dos Açores deverá interligar 12. O Governo não avança datas para os quatro concursos que vão seguir-se ao lançamento da rede do Centro.

Os concursos agora anunciados abrangem não só a instalação das redes de fibra óptica, como também a futura exploração comercial das novas infra-estruturas.

Com esta iniciativa, o Governo pretende contrariar o fosso digital entre grandes centros urbanos e regiões rurais.

«O critério que determinou os municípios abrangidos por esta iniciativa foi a inexistência, num passado recente de investimento em infraestruturas de rede de cabo coaxial e a inexistência de investimento, por parte de operadores alternativos, em infraestrutura própria», lê-se no comunicado do MOPTC.

Related Posts

Sem resposta a "Governo avança com fibra óptica para 136 concelhos rurais"

Enviar um comentário