Cheira Mal Ai? Aqui tambem! Visita-nos

cheiramalaqui.blogspot.com

Já é possível gravar 300 DVD num só

Categories:


Na Austrália, acaba de ser anunciado um pequeno “milagre da gravação”, com o desenvolvimento de uma tecnologia que permite armazenar num único DVD os dados de 300.
O feito foi alcançado por uma equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia de Swinburne, que descreve a nova gravação de dados em suporte óptico como um método a «cinco dimensões», noticia a BBC.

Para os que ainda duvidam, eis os números apresentados pela equipa de Swinburne: um DVD standard de uma única camada armazena, em média, 4,7 GB; os investigadores australianos conseguiram, através de um processo que tira proveito das propriedades de partículas de ouro e da manipulação dos feixes laser, gravar no mesmo suporte 1,6 TeraBytes (TB) de informação.

Os responsáveis pelo projecto acreditam que este mesmo método pode ser usado para, no futuro, se desenvolver o primeiro DVD com capacidade de armazenamento de 10 TB.

Não é por acaso que o método é classificado como tendo «cinco dimensões» - na verdade, os investigadores acrescentaram à profundidade, largura e comprimento das células de dados, uma dimensão espectral (relacionada com as cores da luz) e outra de polarização (que varia com a quantidade de laser absorvido durante o processo de gravação de um DVD).

Os investigadores australianos acreditam que esta tecnologia tem condições para enveredar pela via comercial dentro de 10 anos.

Related Posts

Sem resposta a "Já é possível gravar 300 DVD num só"

Enviar um comentário