Cheira Mal Ai? Aqui tambem! Visita-nos

cheiramalaqui.blogspot.com

PT assina acordo com criadora da fibra óptica

Categories:


A PT vai começar a testar, em primeira-mão, tecnologias desenvolvidas pela Corning, empresa norte-americana que entrou para história por ter criado a fibra óptica.
A operadora de telecomunicações assinou um acordo com a Corning que visa a aplicação de tecnologias, em Portugal, a título de primeiro teste comercial.

No âmbito deste acordo, a PT já deu início a testes piloto das tecnologias FlexNap a ClearCurve.

A tecnologia FlexNap facilita a fusão entre troços de cabos de fibra óptica; a ClearCurve distingue-se por permitir torções e dobragens com perdas inexistentes ou residuais na qualidade dos dados transmitidos.

A ClearCurve promete acelerar a instalação das redes de fibra óptica em ambientes domésticos.

Os detalhes financeiros do acordo entre Corning e PT não foram revelados.

Durante a conferência de imprensa, os responsáveis da Corning sublinharam a importância de um acordo que facilita o contacto das inovações com os requisitos do mercado real.

Para a PT, trata-se de uma parceria estratégica com um nome sonante das redes de fibra óptica, que poderá reflectir-se na inclusão das mais recentes inovações nos seus serviços.

Sobre o plano de investimentos na fibra óptica, Zeinal Bava, presidente-executivo da PT, recusou fornecer detalhes, apenas admitindo novidades para breve.

A fibra óptica, que troca os sinais eléctricos pelos luminosos na transmissão de dados, promete superar exponencialmente a largura de banda do ADSL, nas redes de cobre, e DOCSIS, do cabo coaxial.

Os 100 Mbps são a referência dos primeiros serviços das novas redes de fibra óptica, mas os responsáveis da PT lembram que não deverá tardar muito para que se chegue a 1 Gbps.

«Vamos criar uma rede à prova do futuro», prevê Zeinal Bava.

Hugo Séneca, em Corning, EUA

Related Posts

Sem resposta a "PT assina acordo com criadora da fibra óptica"

Enviar um comentário